sábado, 28 de maio de 2016

Coisas que você pode fazer online


Eu me lembro claramente dos meus primeiros dias, semanas e meses usando a internet. Por volta de 1996 ou 1997, eu tinha menos de 10 anos, “quer tc” parecia um convite pra algo proibido que eu não ousava responder e a internet que eu conhecia, em português, tinha um número limitado de sites sobre cada assunto, todos devidamente listados em um número limitado de páginas no Cadê - ao ponto de, rapidamente, eu já ter lido todos as HPs (se você não é das antigas, eram assim que se denominavam os sites antigamente - HPs, de Home Pages) sobre as coisas nerds que me interessavam e ficasse ansiando por uma atualização, conferindo minha lista de favoritos diariamente.

Naquela época, ao mesmo tempo que a internet era sim algo mágico, me parecia quase trivial. Eu era jovem demais para notar o quão extraordinário era a tecnologia que eu estava usando. Hoje, adulta, essa percepção me atinge quase semanalmente, seja em tarefas triviais, quando eu envio uma foto que acabei de tirar no celular pra um contato do outro lado do mundo via Whatsapp, seja em momentos que eu descubro que online posso conversar com robôs que se parecem muito humanos, enviar cartas para o meu eu no futuro ou modelar, imprimir e receber em casa o objeto que eu quiser, via impressora 3D.

Semanalmente, desde que comecei a usar a internet, ela me surpreende mostrando que pode fazer coisas que eu não tinha ideia. Vasculhando a memória e o Google, trouxe algumas das coisas mais peculiares e geniais que podem ser feitas online - e que você, provavelmente, ainda não sabia.

 (Foto: reprodução)

Se você sempre quis criar um retrato falado pra ver se essas coisas funcionam, seus problemas acabaram. O Flashface é um software, com versões em iOS e Android, também, que tem todos os elementos do rosto pra você montar um retrato falado de quem quiser. É divertido e, vai saber, pode ser útil (e não vamos nem pensar em coisas ruins: imagine que, na eventualidade de você avistar a pessoa da sua vida no metrô, esse site pode vir a ser a sua única maneira de encontrá-la novamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário