segunda-feira, 30 de maio de 2016

A mulher que enxerga ondas sonoras

pessoas-com-poderes_4
Hoje em dia muitos já ouviram falar numa estranha condição chamada de sinestesia, que ocorre quando algum dos sentidos da pessoa se cruza com outro. Há registros, por exemplo, de pessoas que podem sentir as cores mesmo com os olhos fechados, ou sentir o gosto de morango apenas olhando para qualquer objeto que seja vermelho, mesmo que este objeto não seja o próprio morango ou não tenha nada da fruta, nem mesmo o cheiro, em sua essência. Isto acontece pelo simples fato do cérebro associar a cor ao gosto.
O caso de Elisabeth Sulser é parecido, só que ela possui uma visão misturada com a audição. Ela consegue “ver” as ondas sonoras que nos cercam a todo momento. Assumindo que isso fosse normal, ela passou a vida acreditando que todos podiam ver e ouvir os sons, mas quando ela percebeu ser única ela passou a se sentir sozinha por não poder compartilhar essas emoções com ninguém.
A sinestesia nem sempre é boa, as pessoas que enxergam cores tendem a se distrair com frequência em lugares muito barulhentos e, como já era de se esperar, possuem dores de cabeça constantes.
Para a sorte de Sulser ela é uma musicista, então suas habilidades a ajudam grandemente a compor as lindas melodias baseando-se nas cores que ela vê. Mesmo ainda sendo uma condição misteriosa, a sinestesia de Elisabeth não parece provocar efeitos colaterais nela, mas isso graças à profissão dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário